RELATÓRIO DO PLANO DE
AULA
POR JUCÉLIA MULLER
RIBEIRO MOREIRA
MARCIA
TEREZINHA SALAI
A proposta no Plano de Aula foi na disciplina de Matemática para a
sétima série do Ensino Fundamental.
Ao concluir as atividades espera-se que os alunos entendam a
importância do estudo de frações.
Inicialmente separou-se em duplas e cada dupla recebeu o texto Por
que estudar frações? Para ganhar bem; o texto retirado da revista
Cálculo – Matemática pra todos – nº 746 – página 12.
As duplas realizaram a leitura, após o Professor juntamente com a
turma realizou reflexões sobre o texto proposto e o professor
utilizou o quadro negro para a elaboração do mapa conceitual
construído coletivamente.
Após os alunos em dupla incentivados a elaborar um mapa conceitual,
isso no papel A4.
Para concluir a tarefa os alunos utilizaram os computadores no
programa Cmap Tools e fizeram o mapa conceitual.
Houve empenho dos alunos em todos os momentos da aula, principalmente
quando utilizaram os computadores.
A maior dificuldade foi baixar antecipadamente o programa Cmap Tools
nos computadores.
Os alunos comentaram que quando realizaram a atividade no papel
tiveram que pensar e reler várias vezes o texto, no computador foi
difícil dominar as setas necessárias para a elaboração do mapa
conceitual.
Gostaram mais de realizar a atividade no computador pois é uma
ferramenta que atrai os alunos nesta faixa etária, não houve
problemas em relação a parte técnica dos computadores da sala de
informática.
A elaboração de mapas conceituais pode ocorrer em todas as
disciplinas e quanto mais os alunos utilizarem este recurso mais
habilidade e agilidade vão apresentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário